terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O Starbucks (I)


O Starbucks, antes de viver cá, era para mim um lugar de peregrinação. Era viciada, ao chegar aos Estados Unidos, em pedir “medium decaf latte”. Percebi com a experiência e com os anos vividos cá, deste lado do oceano, que não é o melhor da sua área, na minha opinião. Mas desde sempre a minha opinião foi imutável no que respeita ao conceito democrático deste café. É um sítio onde as pessoas podem ficar o dia todo, protegerem-se do frio/calor, permanecer sem consumir e até usar a casa de banho sem ser cliente. Desde o ano passado, em que me mudei para NY no inverno, passei a respeitar ainda mais o Starbucks. Passei inúmeras horas no Starbucks da 110 com a Broadway. Este ano, por razões bem diferentes volta a ser o meu local de eleição, depois do trabalho e aos fins de semana, enquanto não tenho internet em casa. Hoje está uma noite amena para os parâmetros do inverno de NY, e por isso, o Starbucks da 110 está com muitos lugares vagos. Se estivesse muito frio estaria a abarrotar, sobretudo com pessoas que não têm casa. Fiquei comovida no ano passado quando num dos dias de muito frio vi os sofás e as cadeiras ocupados por pessoas que viviam na rua. E ninguém os mandava embora. É isto que gosto no Starbucks: tribos tão diferentes. E depois é observar a solidão tão entranhada de NY. Pessoas que estão aqui para não estar sozinhas em casa. Depois há os estudantes e os intelectuais que podem passar aqui o dia inteiro. Vê-se também pessoas a jogar cartas. E eu gosto particularmente deste porque é maior, tem muito menos gente do que o Starbucks da 116 (que é mesmo ao lado de minha casa) e porque posso andar a pé.

Sem comentários:

Enviar um comentário

facebook