segunda-feira, 5 de março de 2012

Os significados


Tenho há muitos anos o hábito de usar dicionários. Há muitos anos, andava eu no 5º ano (nem sei se se diz assim), tive uma professora de português que me marcou para sempre. Nessa altura ela criou o "Clube de leitura" que era uma espécie de biblioteca. Cada pessoa levava alguns livros e depois eram trocados. O objectivo era ler, sumarizar a história e apontar as palavras que não sabíamos os significados. Para isso, tínhamos um caderninho especial (nem sei onde anda nem onde se comprava) mas consigo imaginá-lo claramente. Havia um prémio para quem apontasse mais palavras e o respectivo significado. Nesse "Clube de leitura" fomos incentivados também a criar a nossa própria história em grupo. 

Hoje, com a devida distância, consigo perceber o quão revolucionárias foram estas horas extra-curriculares. Na pré-adolescência já tinha lido quase todos os livros do Eça de Queiroz e um livrinho de significados acompanhou-me sempre.  Desde essa altura que leio sempre com um lápis na mão e sublinho os livros (li que a Susan Sontag fazia o mesmo). E nunca este “Clube de leitura” esteve tão actual para mim agora que vivo em NYC. As diferentes livrarias, universidades, associações estão repletas de “Book clubs”. Pessoas que gostam de ler, que querem ler, e que gostam de perder tempo a discutir o que leram. 

Aqui em NYC fico sempre muito comovida com a quantidade de pessoas que  lê no metro.  Ok, há dois tipos de pessoas: os que passam o tempo a ler e os adeptos da electrónica (inclui BBs, Iphones, ipods, leitores de música em geral). Nunca reparei se em Lisboa as pessoas têm este hábito de leitura. E outra coisa que reparo é que as pessoas lêem boa literatura. E como agora quase só leio em inglês para além de ter os livros todos rabiscados, contorno as palavras que não sei o significado. Eu, ao contrário de muita gente, tenho uma ligação sentimental com os meus livros, conheço-os pelas capas, sei as anotações que faço, quando os li, o lugar onde estão, colecciono marcadores de livros dentro deles...é por esta razão que ler os meus livros pode não ser agradável à vista. 

Que me desculpem os defensores das novas tecnologias mas o toque e o cheiro dos livros ninguém os substitui. Com tantas discordâncias culturais e a vários níveis com os nativos, é uma felicidade viver no país que viu nascer os melhores escritores do mundo (para mim): Ernest Hemingway, F. Scott Fitgerald, Irving Wallace, Dylan Thomas, Don Delillo, Tennessee Williams,  Gertrude Stein, Elizabeth Bishop, Susan Sontag, Michael Cunningham.

Sem comentários:

Enviar um comentário

facebook