quinta-feira, 7 de junho de 2012

Patti Smith: World Premiere of "Banga" @ Barnes&Noble-Union Square

Desde que estou em NY que queria ver a Patti Smith. Dois dos concertos que deu estavam esgotados nas primeiras horas que os bilhetes foram colocados à venda.  E uma apresentação que ia fazer numa das Barnes&Noble foi cancelada. Já estava a perder a esperança até que soube que o lançamento do novo CD dela "Banga" ia ser hoje.  Um lançamento destes, de uma pessoa com a idade dela, depois de tanto tempo, sendo um ícone em NY e no mundo, era de esperar a confusão que estaria. O lançamento estava marcado para as 7 e, como sabemos, aqui tudo começa a horas. Planeei o trabalho para poder sair às 6... mas como sempre, nada corre como queremos...eram 6:30 ainda não tinha saído do lab e estava quase a não responder por mim (mas isso são outros quinhentos). Quando percebo, pelo barulho na janela, estava a chover torrencialmente... Como?! Mas ainda estava sol há pouco!!! Saio pelo Presbyterian Hospital e tento apanhar um dos táxis (Gypsy)...Começo por perguntar quanto levam até Union Square debaixo daquele dilúvio... uns 40, outros 30, outros 25... Parecia a cantiga da feira! Quem leva menos. E eu disse que só podia dar 20 porque era o que tinha na carteira e eles não aceitam cartões... nada feito... 25 foi o valor final! Como só tinha 20 decidi-me a andar 100 metros e entrar no metro, claro, a achar como às vezes consigo ser muito estúpida a apanhar com um chuveiro daqueles para ir de táxi quando podia ir de metro!!! Sentadinha no metro da 168 até à 14 e aí mudar para outro que me levaria a Union Square. Não demorou mais do que 30 minutos. Quando cheguei a Union Square já não chovia e estava quente e húmido bem à NY. Sabia onde era a Barnes&Noble de Union Square mas nunca tinha lá entrado. Quando vou a Union Square vou sempre à Strand. Não se vai à Fnac quando se tem uma Livraria Lello ao lado. É mais ou menos isso que se passa com a Strand e a Barnes&Noble. Subi as várias escadas rolantes. E percebo que a última que faltava subir estava com um polícia a bloqueá-la. Não se podia subir porque o evento estava cheio! E eu a não acreditar que tinha saído do lab aquela hora, que tinha levado com um banho e agora a 100 metros de ver a Patti Smith a lançar o "Banga" ia ficar ali? Durante uma hora só a ouvi. As perguntas que lhe fizeram, as respostas que deu, os parabéns que cantaram a um membro da banda e as 3 canções que cantou. Para quem achava que a Patti Smith tinha acabado, este show case mostrou que a senhora está aí para as curvas.  Os loucos anos 60 com as drogas psicadélicas, os ácidos lisérgicos e o álcool (legal) só conservaram esta senhora de 66 anos! Quando terminou a apresentação e ela começou a assinar livros, CDs, e afins, tudo o que lhe levavam... abriram as escadas. Nunca vi coisa tão organizada. As pessoas que esperavam pelas assinaturas mantinham-se sentadas e eras chamadas por filas. E foi assim que passei duas horas. Sentadinha. Mas claro, como nunca nada corre completamente bem, sentou-se um maluquinho ao meu lado. E começa a meter conversa por causa do meu cartão de Columbia que estava pendurado na mochila (que estava no chão). Começa-me a perguntar o que faço já que ando naquela universidade "só para pessoas inteligentes) mal ele sabe... E eu lá lhe explico, à espera que o assunto ficasse por ali. Mas não. O homem saca de um jornal e começa a desenhar um coração e a classifica-lo anatomicamente. ventrículos, aurículas, veias, artérias, válvulas.... E eu a achar que estava perdida!! E como se chama esta intersecção? E isto e aquilo...Depois mudou ligeiramente a conversa e começa a perguntar porque é que eu não vou para Medicina, ou para Dentária ou para Farmácia... Eu a tentar explicar-lhe e à espera que o homem se calasse.  Ele fingia que percebia e daí a dois minutos começa outra vez com as mesmas perguntas e porque se mudasse para medicina ia ganhar muito dinheiro... E porque só entra em Medicina quem tem A+, e porque este ano concorreram 4000 alunos para as faculdades de Medicina de NY e cada uma delas só tem 160 vagas... E eu só me apetecia dizer-lhe "Ó homem, cale-se um bocadinho"! Mas não o fiz. O senhor tinha as unhas grandes e sujas, barba mal aparada, boné, cheio de roupa (quando a temperatura é de verão) e estava cheio de sacos. E eu lá tentei mudar o assunto: "Gosta da Patti Smith?" Mas estava mais do que visto que o homem não queria mudar de assunto porque respondeu que a conhecia mal mas que tinha aproveitado para comprar o CD e o livro e já tinha gasto o dinheiro de amanhã com isso... E lá volta outra vez, porque é que eu não ia para Medicina...E que tinha escrito muitos papers e passado muitas horas em bibliotecas e e que a investigação dele era sobre a desintegração da Jugoslávia. Eu acho que muita gente à nossa volta já se ria sem querer. Passei duas horas nesta conversa!!! E quando nos chamaram para a fila dos autógrafos propriamente dita, felizmente o senhor meteu conversa com outra pessoa atrás dele. A Patti Smith é muito muito simpática, notava-se o quão cansada estava depois de 3 horas a assinar tudo o que lhe punham à frente. Tem uns lindos olhos azuis. E um bigode de fazer inveja à JD Samson (Le Tigre/Men). 








Sem comentários:

Enviar um comentário

facebook