quarta-feira, 8 de maio de 2013

Ser benfiquista

Já não me lembrava de andar tão empolgada com o futebol desde que o Benfica foi campeão com o Toni. Nessa altura eu andava no secundário, era sócia do Braga, e fui ao estádio ver o Benfica ser campeão. Eu e quase todos os meus amigos do colégio, benfiquistas ou não. O que eu sei é que o jogo foi no final das aulas, num dia de semana, no estádio 1º de maio e contra o Gil Vicente. Se não me engano ganhamos 2-0. Nesses anos eu era uma adepta ferrenha do Benfica. Dessa época tenho todos os cromos de uma caderneta inteira autografada pelos jogadores!!! Mas também era sócia do Braga e via quase todos os jogos
Hoje, a coisa mudou. Não sou mais sócia do Braga, apesar de estar sempre muito bem colocado na tabela classificativa. Não me reconheço com os adeptos. São demasiado bairristas e pequeninos, bem ao estilo do Porto. Mais parece uma equipa filial do Porto, um Porto-B. Ou não fosse o seu presidente “Dragão de Ouro”. De qualquer das formas, continuo a achar o estádio AXA uma das mais bonitas obras de arquitectura idealizadas por um arquitecto português. Conheço mal a equipa do Benfica mas o meu “benfiquismo” (que mais parece um micróbio) tomou conta de mim e esta euforia de final de campeonato voltou a fazer-me acreditar. De outra maneira, não estaria a equacionar ir ver o último jogo do Benfica contra o Moreirense ao estádio da Luz. Já não me lembrava o que era ver jogos de futebol e sofrer mesmo! Dessa forma, já só sofria pela selecção. Os Jogos do Europeu de 2006 eram todos de manhã ou à hora de almoço quando eu estava em Houston. Cheguei a pedir ao meu chefe para faltar a reuniões. O Europeu de 2012 foi todo sofrido em NY. Ou no meu gabinete em frente ao computador ou em bares. Como ainda n cometo loucuras como ir a Amesterdão  ver a final Benfica-Chelsea, fiquei-me pelo devaneio da final do campeonato. Isto é, se não perdermos no Porto...E como diz uma amiga minha que é tão do Porto como eu sou do Benfica: "Não separe o futebol o que o gin uniu"! Salve!

2 comentários:

  1. Um texto com tanta barbaridade (sim sou portista), com um final tão bonito (sim, gosto de gin)

    ResponderEliminar
  2. A memória tem destas coisas...eu que me queixo, actualmente, de não ter cabeça p'ra nada, recordo-me do jogo que referes -Gil Vecente vs S.L.B.(Glorioso), como se fosse hoje...Chorei baba e ranho, porque sendo eu uma campónia(sem desprimor para as pessoas do campo) vivia no fim do mundo e como tal não me permitiram ir a esse jogo, à data ainda sem transmissões televisivas...tranquei-me dentro do meu quarto amuada e desesperada, porque o MEU Benfica jogava em Braga para ser campeão e fazer a festa, que fez e foi grande e maravilhosa, com o Toni a sair em ombros, e eu só podia ouvir o relato!!!!!!!!Nunca perdoei ao meu pai tamanha intransigência...Volvidos tantos anos o virus continua cá...vivo,intenso, uma chama imensa que me faz vibrar qual papoila (Tulipa, dadas as circunstâncias parece-me justo tal adaptação) saltitante, a pontos de me ter tornado sócia há já alguns anos e acreditar sempre que seremos campeões! Acreditar este ano que venceremos tudo o que temos para vencer...não ganhamos nada, mas estamos na corrida e muito bem posicionados....para chegar na frente. Melhor é impossivel...apesar do meu benfiquismos não se medir por vitórias e derrotas...Está-me no sangue e somos os maiores! :-D

    ResponderEliminar

facebook