quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Os bichos

Nunca tive animais de estimação. O meu pai sempre teve peixes e tartarugas. E tivemos um canário que se chamava Francisco. De resto, tirando os cães dos meus avós na infância, a minha experiência era quase nula. Quanto a gatos, durante anos detestei-os porque quando tinha 3 anos, para largar a chupeta, que eu fazia questão de a perder por todos os cantos, os meus pais decidiram culpar o gato da minha avó. Levaram-me a acreditar, tal era o vício da chupeta, que o gato tinha feito cocó nela. E do que é eles se lembraram? De colocar café em pó molhado em cima da chupeta... Durante dias o gato não pode aproximar-se de mim. E durante anos tive essa injusta aversão a gatos. O pobre do gato não teve culpa nenhuma...

Anos mais tarde conheci gatos adoráveis que até pareciam cães. E ainda tinha a esperança de poder ter um. Mas com a desculpa de durante o doutoramento não ter horas para nada, as viagens serem muitas e o meu poiso mudar a cada 6 meses, desisti da ideia.

Racionalmente, eu sou a pior pessoa para ter animais domésticos. Vivo num apartamento pequeno, passo pouco tempo em casa, gosto de liberdade, gosto pouco de ter amarras, gosto de fazer o que me apetece e muitas das vezes sem planos... Agora, vejo-me com a Bu, uma cadela bebé que não deve ter mais de 4 meses e não chega aos 5 kgs. Acho que ela deve passar o dia a dormir. Se não passa, deve sofre de insónias, como eu. Passa as noites a abanar com o rabo sentada à porta do meu quarto. Quando me apanha a dormir tenta subir para a cama. Quando estou acordada, nem se atreve a entrar no quarto. Quando tomo o pequeno-almoço partilho o pão com manteiga. No início comia tudo. Agora lambe a manteiga e deixa ficar o pão. Um dia deste deixei cair leite com café no chão. Nos segundos que demorei a limpar o chão descobri que também é uma grande adepta! Quando não faço o que ela quer, gane. Quando quer ir à rua gane também. Acabei por descobrir a diferença baseada nas horas. 





4 comentários:

  1. A Bu adoptou-te e tiveste sorte com a escolha....porque esta 'minorquinha ' é de uma esperteza rara....dizem que todos os animais de rua são assim, mais ariscos, mais sagazes, mais leais e muito mais gratos...é verdade! Tens aí uma amiga p'ra vida e ela tem em ti a família e o futuro que nunca teria, não fossem as maravilhosas viagens para o'buraco' que a puseram no teu caminho. E no meu, que ganhei uma amiga nova e deliciosa!

    ResponderEliminar
  2. Essa do gato... coitado do bicho! mas diz lá que quando viste o meu harry não lhe achaste piada?? Ele gostou de ti (ao ponto de querer dormir contigo...)

    ResponderEliminar
  3. Então não me lembro?! Quando eu dormi no teu espectacular apartamento de Philly ele adorou-me e tu estavas sempre a dizer-lhe para ele n me chatear!!!

    ResponderEliminar
  4. Que amorzões - as duas!

    PS. A gata no eléctrico soa-me familiar, já nos devemos ter cruzado algures...

    ResponderEliminar

facebook