terça-feira, 1 de abril de 2014

Os encantos e recantos de Lisboa

Um dos restaurantes que queria experimentar há muito era o UMAI. Paulo Morais, o dono, está referenciado como um dos melhores chefs de cozinha japonesa do país. As especialidades deste restaurante incluem países como Índia, Tailândia, Vietname, Coreia ou China. Sábado à noite numa rua meio Chiado meio Bairro Alto, mais propriamente na Rua da Misericórdia, é para esquecer. A hora avançada não é sinónimo de restaurante vazio mas antes de populoso e barulhento. Pessoas já bem bebidas e a falar como se as outras fossem surdas. Provavelmente fui no dia errado e esqueci o objectivo deste restaurante. A palavra-chave deste restaurante deverá ser: partilha. Experimentar várias coisas, vários pratos, vários sabores porque as doses parecem abundantes para uma pessoa só. Atendimento impecável. Comecei por um cocktail (cujo nome não me lembro) mas era com frutos vermelhos, gin e água com gás. Recomendo. 


A sopa misoshiru foi menos que mediana. De todas as que provei pelo mundo fora, mesmo nos restaurantes menos afamados, superaram esta. Escolhi, depois, 15 peças de sashimi com 3 peixes diferentes. Os nomes dos peixes foram-me ditos, mas eu não os retive. A sobremesa foi aquilo que mais surpreendeu. As palavras não conseguem descrever a surpresa do que chamam de ensaio, o que equivale a dizer a surpresa do chef. Como Hemingway pedira para descrever o sabor de uma pêra no livro “Moveable feast” poderia descrever esta extraordinária sobremesa. Mas como não tenho o dom dos adjectivos como Hemingway, fica a foto: 


Mas concordo com quem uma vez disse que o português é uma língua que usa muitas palavras para se dizer o que noutra língua se poderia dizer com uma.


Há locais difíceis de encontrar para quem não é local. Pois bem, o jardim do Palácio das Galveias é um desses. Um encanto no meio da cidade. Um género de Bryant Park ladeado pelo edifício sede da Caixa Geral de Depósitos. O jardim está muito bem cuidado. Há cadeiras para apanhar sol. Tem um quiosque que serve refeições ligeiras e onde se pode beber (até) vinho. As sanduíches valem a pena e o serviço é muito simpático e impecável.  Encontrem as diferenças:


Sem comentários:

Enviar um comentário

facebook